A posição da marca depende do que ela é e quais são suas diferenças (e vantagens) em relação às outras marcas.
1 - BRAND STRATEGY - Pesquisa - Propósito da marca - Proposta de valor - Posicionamento da marca - Análise dos concorrentes - Valores da marca - O que a marca é (MoodBoard) - O que a marca não é (MoodBoard) - Níveis de senso de identidade (alma, expressão, corpo/caráter) - Termômetro de atributos - Persona da marca - Mercado-Alvo
2 - GAP ANALYSIS - Ferramenta GAP Analysis* - Jornada do consumidor - Budget * Método GAP Analysis: Todos os pontos de contato devem receber a mesma proposta de valor. O posicionamento deve ser constante e único para construção de marcas fortes.
3 - BRAND COMMUNICATION - Comunicação On e Off - Agência de comunicação - Manifesto da marca - Brand Book
A marca é bem conhecida no mercado? Em que segmentos-chave não é reconhecida espontaneamente?
A marca é altamente respeitada no mercado? Ela possui alto nível de qualidade percebido?
A marca tem um ponto de diferenciação? Uma personalidade? Ela proporciona ou poderia proporcionar vantagens no campo emocional ou de autoexpressão?
A marca tem força?
Ou está desgastada e sem graça?
A marca é levada a sério pelos consumidores para suas finalidades atuais? Para que outras categorias ou subcategorias de produtos a marca poderia ser relevante?
Os consumidores são fiéis à marca? Quantos deles? Quem são eles e como diferem dos consumidores como um todo? Em que é baseada a fidelidade?
A marca tem potencial para entender-se tanto a outros produtos quanto para marca máster ou endossante? Ela pode ser uma plataforma para o crescimento? Que tipo de associação existe entre as categorias e os produtos?