O mundo passa por uma revolução na forma de consumir entretenimento. A chegada de serviços online mais eficientes e a popularização de ferramentas de download e streaming de filmes e séries, por exemplo. Alavancaram o consumo de internet por parte dos jovens.
É natural que aos poucos serviços de tv a cabo percam espaço devido a competitividade, não vai necessariamente desaparecer, mas é inevitável que divida espaço com serviços personalizáveis. Por que assistir apenas o que a tv oferece, quando você tem escolhas praticamente infinitas na internet?
De acordo com o IBGE, o crescimento do streaming e diferentes formas de download tem impactado diretamente nos hábitos de consumo dos brasileiros. Segundo levantamento da divisão de pesquisa de tecnologia da informação e comunicação do instituto, em 2017, 81,8% dos brasileiros que estão conectados utilizam a internet para assistir a filmes, séries e vídeos. Esse número representa um crescimento de 7,2% em relação a 2016.
Por outro lado, o número de assinantes de TV vem caindo drasticamente. De 2016 para 2017, a mesma pesquisa aponta que 1,5 milhões de brasileiros deram fim a seus contratos com os serviços. Em uma população de 200 milhões de brasileiros, 96,6% possuem uma televisão em casa, mas apenas 32,8% mantém serviços de TV a cabo.